javascript:; F Petróleo Infonet: 05/11/12

sexta-feira, 11 de maio de 2012

PALESTRA SPE - Materiais não metálicos como alternativa para prevenção da corrosão em poços de óleo e gás

Leia mais...

Conter vazamentos vira negócio para petrolíferas



Várias empresas que desenvolveram novas maneiras de conter derramamentos de petróleo em alto-mar após o desastre da plataforma Deepwater Horizon estão levando essas tecnologias para o mundo todo, esperando lapidar sua reputação e reduzir os riscos de uma atividade arriscada, mas lucrativa.

A principal delas é a BP PLC, gigante petrolífera do Reino Unido que esteve no centro do acidente com a Deepwater Horizon, há dois anos, que matou 11 pessoas, lançou uma enorme mancha negra no litoral dos Estados Unidos no Golfo do México e quase levou a empresa à falência.

A BP lançou um dispositivo de 500 toneladas para contenção de derramamentos de óleo, projetado para ser enviado de avião de imediato para qualquer parte do mundo onde a empresa perfura o leito oceânico buscando petróleo. O sistema pode ser baixado ao fundo do mar, em águas profundas, por uma sonda, e então montado em cima da boca do poço, no leito marinho, para estancar o jorro. Ele fica armazenado em uma antiga siderúrgica perto do Canal de Navegação de Houston, no litoral do Estado do Texas.

O sistema da BP,, que custou US$ 50 milhões para desenvolver, é um conjunto de caixas e cilindros mais ou menos do tamanho de uma casa, e parece um gigantesco Lego feito de peças metálicas amarelas. Esse grande peso é necessário para operar em profundidades de até 3.000 metros e suportar vazamentos de alta pressão. O kit pode ser colocado em cima de um preventor de explosão quebrado - aparelho que já é uma espécie de tampão - para cobrir um vazamento, ou colocar em cima da boca de um poço aberto que está vazando.

São necessários cinco enormes aviões de carga da Antonov Co. e ainda dois aviões B747-400 da Boeing Corp. para transportar o kit inteiro até seu destino.

Fonte: Valor Econômico/Por Ángel González | The Wall Street Journal
Leia mais...

Câmera de plataforma da Petrobras grava criatura ‘estranha’ nos EUA


Ser marinho é, na verdade, rara medusa que vive em águas profundas.
Pesquisador da USP diz que invertebrado necessita de locais frios.
Câmera de equipamento que estava em uma plataforma de exploração de petróleo no Golfo do México, nos Estados Unidos, captou no último dia 25 de abril a imagem de um ser marinho que é, no mínimo, estranho e tem chamado a atenção de internautas.
A gravação mostra a “criatura” invertebrada se locomovendo calmamente, lembrando até um lençol de cama, a 2.500 metros de profundidade.
vídeo já recebeu mais 1,4 milhão de cliques no YouTube e foi feito no campo de Cascade, próximo ao estado norte-americano da Louisiana, onde a estatal mantém uma sonda de exploração de petróleo. É possível ver a logomarca da empresa no canto esquerdo do vídeo.
Um equipamento submarino registrou o vídeo e é do mesmo tipo utilizado em 2010 para verificar o vazamento de óleo proveniente de uma explosão da plataforma Deepwater Horizon, da BP, na mesma região. A empresa foi procurada pelo G1, mas ainda não se manifestou sobre o vídeo.
Segundo Álvaro Migotto, vice-diretor do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (USP), que fica em São Sebastião (SP), não se trata de algo de outro mundo, mas sim de um exemplar de medusa do gênero Deepstaria.

Segundo ele, o animal marinho vive em águas profundas e é raro de ser encontrado. “Existem duas espécies descritas desse gênero e este exemplar pode ser uma delas. Tem a medusa Deepstaria enigmatica, encontrada pela primeira vez em 1967 na costa Oeste dos Estados Unidos, e a D. reticulum, descrita em 1988. Elas são bem parecidas e é difícil distinguir”, explica.
Sites especializados afirmam que o animal é uma medusa D. enigmatica. De acordo com o Instituto Smithsonian, dos Estados Unidos, existe o registro de encontro de ao menos três espécimes desta medusa em regiões próximas da Antártica.
“Por ter sido encontrada em águas profundas, é muito provável que este invertebrado necessite viver em águas frias”, disse Migotto.
Fonte: G1 (Do Globo Natureza, em São Paulo)
Leia mais...

Proserv Takes Reins of Weatherford's Subsea Controls Business


Proserv Group Inc. has acquired the subsea controls business of Weatherford International. Proserv is backed by Intervale Capital, a private equity firm focused on investments in middle-market oilfield services companies. The acquired businesses specialize in subsea and topside communication and control systems, subsea intervention services and subsea termination equipment for offshore production optimization, control and monitoring.
The acquisition will include more than 300 personnel and all control systems operations in the UK, Norway, North America, the Middle East and the Far East. The transaction will bolster Proserv's rapidly-expanding subsea capabilities and specialist integrated services.
"Our plan for growth is to invest in complementary world-class technologies and build on our existing range of value-added products and services. This transaction is a perfect strategic fit for Proserv," Proserv's Chief Executive Officer David Lamont commented
"This is a transformative transaction for Proserv and provides the company with a significantly broader suite of subsea and offshore capabilities. We anticipate that the addition of these business lines will further accelerate the company's already robust growth," Managing Partner at Intervale Capital Charles Cherington added.
Source : RIGZONE
Leia mais...

Petrobras financiará 5 mil bolsas de estudos no exterior


A Petrobras formalizou na última quarta-feira (09/05) a adesão ao programa Ciência sem Fronteiras e o compromisso de aportar R$ 319 milhões com a finalidade de financiar oportunidades de formação no exterior para estudantes brasileiros. A Companhia participará com cinco mil bolsas do total de 101 mil bolsas de estudo previstas pelo programa.
O diretor Corporativo e de Serviços da Petrobras, José Eduardo Dutra, representou a Companhia no evento de assinatura do protocolo de cooperação. Também assinaram o documento o presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Glaucius Oliva; o presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Jorge Almeida Guimarães, e o diretor da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Florival Rodrigues de Carvalho.
Para o diretor José Eduardo Dutra, a participação da Companhia no Programa representa “uma oportunidade para a ampliação do esforço no fomento à formação e qualificação de profissionais, beneficiando o segmento de petróleo, gás, energia e biocombustíveis”. E prosseguiu: “A Petrobras financiará cinco mil bolsas em instituições de excelência no exterior para formar profissionais que ajudem a cadeia de petróleo e gás”.
O Programa
O Programa Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional de estudantes brasileiros. O público-alvo são os alunos de universidades e instituições de Ciência e Tecnologia que atendam às condições estabelecidas no edital.
O Programa é resultado de iniciativa conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
As linhas de interesse consideradas prioritárias para a Petrobras no escopo do Programa, e que serão desdobradas em áreas de conhecimento específicas com aderência ao segmento industrial da empresa, são:
· Engenharias e demais áreas tecnológicas;
· Ciências Exatas e da Terra;
· Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
· Computação e Tecnologias da Informação;
· Produção Agrícola Sustentável;
· Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
· Energias Renováveis;
· Tecnologia Mineral;
· Biotecnologia;
· Nanotecnologia e Novos Materiais
· Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
· Biodiversidade e Bioprospecção;
· Ciências do Mar, e
· Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva.
O Programa oferecerá bolsas em várias modalidades. A parceria com a Petrobras contempla as bolsas de graduação sanduíche (dirigida a alunos de graduação para estágios de seis meses a um ano em atividades acadêmicas e laboratórios de pesquisa, empresas ou centros de P&D, no exterior); doutorado sanduíche (para aluno de doutorado permanecer por até 12 meses no exterior), e doutorado pleno (para estudantes que pretendam fazer o curso em instituição de alto desempenho nas áreas prioritárias do Programa, com ênfase em tecnologia e inovação).
Para se candidatar, o estudante deverá, entre outros requisitos, ter concluído, no mínimo, 40% do curso de graduação e ter obtido pelo menos 600 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Deverão ser anexados à documentação o desempenho do candidato no curso superior no Brasil, eventuais prêmios obtidos na área de Ciência e Tecnologia (Jovem Cientista, Olimpíadas do Conhecimento etc.) e o nível de proficiência no idioma do país em que o curso pretendido será realizado. Quem desejar ou necessitar de aperfeiçoamento na língua poderá, ainda, fazer três meses de imersão no estudo do idioma.
Os estudantes devem atender aos requisitos definidos nos editais de seleção, disponíveis no site www.cienciasemfronteiras.gov.br, e formalizar a inscrição via internet. O critério de seleção dos alunos será por mérito.
A composição dos recursos destinados ao estudante contempla valor da mensalidade da bolsa, conforme tabela de valores publicada pelo CNPq, e outras despesas, como passagem aérea, seguro-saúde e taxas escolares.
Fonte: Petrobras Fatos e Dados
Leia mais...

Petrobras oferece 92 vagas para estágio



A Petrobras, através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), está com processo seletivo aberto para o Programa de Estágio da Petrobras. Nesta edição, serão ofertadas 92 vagas destinadas a estudantes dos níveis técnico e superior, nas cidades de Natal, Mossoró, Fortaleza e Guamaré. O Programa possibilita que os alunos vivenciem o dia a dia da profissão e adquiram experiência nas suas áreas de estudo.
As vagas são para os cursos de técnico em: Petróleo, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Instrumentação, Eletromecânica, Edificações, Agrícola, Mecânica, Química, Geologia e Mineração. Já para o nível superior, as vagas são destinadas a estudantes das graduações em: Administração, Enfermagem, Ciências Contábeis, Pedagogia, Geologia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Engenharia de Petróleo, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Engenharia da Computação e Engenharia de Produção.
Das 92 vagas ofertadas, 67 são para a Petrobras em Mossoró, uma em Guamaré, uma em Fortaleza e 23 para Natal. Para participar da seleção o candidato deve ser maior de 16 anos, residir na cidade que oferece a vaga e estar cadastrado no IEL.
As inscrições podem ser realizadas conforme calendário abaixo:
- Para as vagas de Natal: de 07 a 14/5, no horário de 8h às 11h e das 14h às 17h, na Casa da Indústria – Av. Sen. Salgado Filho, 2860, Térreo, Lagoa Nova.
- Para as vagas de Mossoró, Guamaré e Fortaleza: período de 07 a 25/5, no horário de 8h às 12h e das 14h às 17h, no IEL/Mossoró, Rua Benjamin Constant, nº. 65, Doze Anos, dentro das instalações do SESI.
Os editais estão disponíveis no site: www.rn.iel.org.br
Fonte: Tribuna do Norte por (Carla França)
Leia mais...

Prominp: provas para candidatos a cursos gratuitos será neste domingo



As provas que vão selecionar os alunos dos cursos de qualificação profissional gratuitos do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural) serão aplicadas no próximo domingo (13), a partir das 9h (horário de Brasília). Os candidatos devem estar presentes com antecedência nos locais das avaliações, levando consigo o comprovante de inscrição, documento oficial com foto e caneta preta.
O atual processo seletivo do Prominp oferece 11.671 vagas de capacitação profissional em petróleo e gás. As provas deste domingo serão realizadas em 14 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Há oportunidades em cursos para quem tem os níveis de escolaridade básico, médio, técnico e superior.
Orientações gerais
Até esta quarta-feira, dia 9 de maio, os candidatos deverão receber os cartões de confirmação de inscrição, via Correios, no endereço informado na ficha de inscrição, e conferir os dados impressos (categoria escolhida, o horário e o local de realização da prova, entre outros dados). Quem não receber o cartão, poderá consultar a confirmação da inscrição no site da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), instituição responsável pela aplicação das provas. Esse documento deverá ser impresso e as informações conferidas.
Caso haja informação incorreta, ou algum equívoco relacionado a pessoas que necessitem de condições especiais para a realização das provas, os candidatos deverão entrar em contato com a Cesgranrio, até sexta-feira, dia 11, pelo telefone 0800 701 2028 ou por e-mail (prominp@cesgranrio.org.br). O atendimento é das 9h às 17h, horário de Brasília. Eventuais erros de digitação no restante dos dados poderão ser corrigidos no dia da prova.
Os gabaritos serão divulgados um dia após a realização da prova, no site da Cesgranrio. O candidato terá até o dia 15 de maio (terça-feira da próxima semana) para apresentar recursos quanto aos conteúdos das questões objetivas e/ou aos gabaritos divulgados, desde que devidamente fundamentados.
Instruções para o dia da prova
As provas terão três horas de duração para todas as categorias e serão baseadas nos conteúdos programáticos especificados no Edital do Processo Seletivo Público. É importante chegar ao local com uma hora de antecedência.
De acordo com o edital, só farão a prova os candidatos que apresentarem o cartão de confirmação de inscrição e um documento original válido, necessariamente com fotografia (Cédula Oficial de Identidade, carteiras expedidas por órgãos ou Conselhos de Classe, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Reservista, ou Passaporte). Caso não seja possível apresentar um desses documentos originais por motivo de roubo, perda ou furto, o candidato deverá apresentar um registro de ocorrência em órgão policial, expedido, no máximo, 90 dias antes da realização das provas.
Todas as informações sobre o atual processo seletivo podem ser obtidas no edital, que está disponível para consulta e download nos sites do Prominp (www.prominp.com.br) e da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).
Clique aqui para ver o cronograma estabelecido no edital.
Fonte: Administradores
Leia mais...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...