javascript:; F Petróleo Infonet: 04/04/12

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Refinaria da Petrobras no Japão atinge produção recorde


A refinaria japonesa Nansei, da Petrobras, atingiu uma produção de 92 mil barris por dia (bdp) na unidade de Nishibara no período de 30 de março a 1º de abril. A unidade tem capacidade para até 100 mil bdp e entrou em manutenção programada em 2 de abril.
Esse é o maior nível de produção desde que a refinaria, com sede na ilha de Okinawa, no sul do Japão, tornou-se parte da Petrobras, em 2008, disse um porta-voz. A manutenção deve durar até 28 de abril.
Fonte: Reuters
Leia mais...

VAGAS OFFSHORE

Empresa de RH seleciona
“Técnicos” para Multinacional com base em Macaé.

São 30 vagas para as seguintes funções:
Técnico em Mecânica;
Eletromecânica;
Automação;
Eletrotécnica;
Eletrônica e
Automação Industrial.


Requisitos: CREA em dia; Jovens recém formados ou com pouca experiência; Cursos de Salvatagem e Huet em dia; Inglês Avançado; Informática Avançada e conhecimentos em PLC (controladores lógicos programáveis). A empresa oferece salário compatível com o mercado e inúmeros benefícios. Interessados devem encaminhar currículo para mplrecrutar@yahoo.com.br (título Auxiliar Técnico).
Leia mais...

Província da Argentina cassa uma concessão de exploração da Petrobras




O governo da província de Neuquén, na Argentina, cassou na noite de ontem a concessão da Petrobras para explorar petróleo na área de Veta Escondida. A concessão era da subsidiária da empresa brasileira, a Petrobras Energia, e ficou inativa ao longo de 2011. A informação foi confirmada pela Telam, a agência oficial de notícias argentina. No mesmo ato, o governo provincial também cassou a concessões de Covunco Norte, em poder da petroleira Argenta, e de Fortín de Piedra, da petroleira Tecpetrol.
Na Argentina, o poder concessório é local, e diversas províncias tem retirado concessões nas últimas semanas, com o incentivo do governo da presidente Cristina Kirchner. O alvo preferencial tem sido a YPF, de capital espanhol e maior produtora no país.
No mês passado, quando começaram as pressões para que as petroleiras aumentassem a produção no país, o ministro brasileiro das Minas e Energia, Edson Lobão, conversou sobre os investimentos da Petrobras com Cristina Kirchner, e havia ficado acertado um encontro entre a presidente da estatal brasileira, Graça Forster, e o ministro do Planejamento da Argentina, Julio de Vido.
De acordo com um levantamento publicado pelo jornal "Página 12" (que apoia o governo) em março, 19 das 42 áreas concedidas à Petrobras na Argentina estariam sem produção. Mas a empresa brasileira está em companhia de diversas outras no setor. A YPF contaria com 10 áreas improdutivas entre as 60 que explora, e outras 10 com produção abaixo de 20 metros cúbicos de petróleo. A Tecpetrol teria 11 de suas 18 áreas inativas. A Apache Energia não exploraria 9 de suas 19 áreas, e a Pluspetrol não teria atividade em 7 de suas 17 áreas. O preço controlado dos combustíveis na Argentina reduz o ganho das empresas e desestimula o aumento da produção.
Segundo dados da secretaria de Energia da Argentina, a Petrobras Energia em 2011 produziu 2,256 milhões de metros cúbicos de petróleo, cerca de 6% do total argentino. Em Neuquén a Petrobras produziu 817,9 mil metros cúbicos, ou 36% de sua extração. Procurada pelo Valor, a filial argentina da petroleira brasileira informou que não se pronunciaria ontem sobre o assunto.
Leia mais...

XXII semana de geologia da UFRRJ




A Semana Acadêmica de Geologia da UFRuralRJ é uma reunião científica anual de abrangência estadual. Contando com a participação de geocientistas com experiência no mercado de trabalho, o evento vem crescendo a cada edição, revelando sua notoriedade e importância. Os últimos encontros
contaram com cerca de 100 participantes, promovendo a divulgação dos estudos na área de geologia no país. A próxima SAGEO será realizada de 09 à 13 de abril no Departamento de Geociência. Para mais informações sobre a programação, palestras e minicursos, acesse o site:

Leia mais...

CE: depois de vazamento, Petrobras suspende produção em plataforma

CE: depois de vazamento, Petrobras suspende produção em plataforma


Depois do vazamento de óleo no litoral cearense, na última sexta-feira, a Petrobras suspendeu a produção no campo marítimo de Atum e interrompeu o escoamento do petróleo da estação. A unidade fica localizada a cerca de 80 Km da costa e, de acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ao todo foram jogados 15,6 l de óleo cru no mar.
Esse é o terceiro vazamento em cerca de um ano, sendo o primeiro registrado em janeiro de 2010 e o segundo em setembro de 2011. Nas duas ocasiões, um furo no encanamento das plataformas resultou no vazamento de petróleo no mar.
Segundo o coordenador estadual de emergências ambientais do Ibama, Carlos Alberto Maia, o vazamento já foi contido. “Usamos barreira de contenção bem como dispersão mecânica e isso respondeu satisfatoriamente” afirmou. Ainda segundo ele, a Petrobras foi notificada para apresentar um documento com as ações adotadas durante o evento.
O campo de Atum, no litoral do Ceará, existe desde 1987 e tem como principal atividade a produção de gás natural
Fonte: Terra por (Omar Jacob)
Leia mais...

Programa de Internacionalização Petróleo e Gás irá acompanhar 41 empresas à OTC 2012


INTERNACIONALIZAÇÃO  Com o foco voltado para as micro, pequenas e médias empresas que atendam à cadeia produtiva de petróleo e gás e que queiram se preparar para se internacionalizar foi apresentado hoje, 04, no auditório da Firjan no Rio de Janeiro, o Programa de Internacionalização da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás, do Sebrae (ProInter P&G). Ele visa a melhorar fatores competitivos das empresas e ajudá-las a descobrir e aprimorar seu diferencial, explorar suas capacidades comerciais e oportunizar parcerias. O Programa se destaca por ser uma ação inovadora que promove a inserção competitiva e sustentável de empresas brasileiras no mercado internacional de petróleo, gás e energia.
CONSULTORIA  De acordo com a gerente do ProInter, Miriam Ferraz, qualquer relação que uma empresa estabeleça, com o mercado externo, seja por meio da exportação, aquisição de tecnologia, estabelecimento de parcerias ou formação de joint-ventures e distribuição, pode-se chamar de Internacionalização. A gerente destacou que, além de o programa agregar valores à esses serviços e diversificar seus clientes e fornecedores, esta, consequentemente, contribuindo para a questão do conteúdo local. “Nossa missão é transformar nossas empresas em empresas de classe mundial”, afirmou Miriam.
DESAFIOS  Presente no evento, o superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Carlos Camerini, discursou sobre os desafios tecnológicos e as oportunidades de mercado para a indústria petrolífera com as recentes demandas da Petrobras. Camerini projetou uma perspectiva sobre o quê as empresas que participarem da Offshore Technology Conference (OTC) 2012, em Houston, irão encontrar depois do acidente da BP (antiga British, atual Beyond Petroleum) no Golfo do Mexico. “Quem foi na feira no ano passado percebeu um movimento da indústria em solucionar alguns problemas e agora nós vamos ter nesta próxima edição, em maio, resultados (daquele) já na conferência”, apontou o superintendente.
MISSÃO  Sobre a missão que irá para Houston, Miriam fez questão de falar sobre a participação do ProInter na feira. “O SEBRAE tem grande tradição em promover missões internacionais, tanto dentro do País como fora dele. O ProInter não poderia deixar de participar da mais significativa feira do segmento de Petróleo e Gás, a OTC. Este já é um caminho por nós conhecido, não é a primeira vez que marcamos presença por lá”. Miriam ainda disse que a importância da participação das empresas é estar presente em um ambiente onde se encontram as grandes operadoras, especialistas e outros agentes do mercado; onde as oportunidades de negócios seguem a mesma dimensão. “Neste ano estaremos acompanhando 41 empresas, todas do segmento e que, de alguma forma, foram atendidas por alguns dos pilares de nosso programa, Na nossa miss
Fonte: NN
Leia mais...

Petrobras prioriza conteúdo nacional em sua cadeia de fornecedores



A política de conteúdo nacional foi destacada pelo gerente geral de Desenvolvimento Estratégico de Mercado Fornecedor e Bens e Serviços da Petrobras, João Henrique Rittershaussen, durante o seminário "Qualificar e Competir Petróleo e Gás: Futuros Fornecedores da Indústria Petrolífera". O evento aconteceu na terça-feira (3) em São Paulo.

Em sua palestra, o executivo abordou a preocupação da companhia em buscar oportunidades para que as empresas instaladas no país façam parte da lista de fornecedores. “As empresas nacionais têm prioridade, pois a nossa intenção é sempre buscar conteúdo nacional. Importar é a última opção da Petrobras", afirma Rittershaussen.

O gerente também explicou que a estatal está estimulando a vinda de empresas estrangeiras ao Brasil para fortalecer alguns setores da indústria nacional, como os de turbinas a gás, compressores e motores de grande porte.

O cadastro de fornecedores da Petrobras tem objetivo legal, empresarial e permite o desenvolvimento do mercado fornecedor, pois estimula o desenvolvimento da cadeia de petróleo e gás.

Fonte: TN Petróleo

Leia mais...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...