javascript:; F Petróleo Infonet: 03/21/12

quarta-feira, 21 de março de 2012

Terminologia Offshore - LETRA C


Letra C

CABLE LIFTER - COROA DE BARBOTIN - Conhecido somente por coroa. Acessório de um guincho de reboque e manuseio de âncoras para trabalhos com amarras (correntes).
CABLE TOOL BIT - BROCA TIPO FORMÃO - Broca tipo formão usada na operação de pulverização da rocha para posterior remoção pelo bailer. Veja BAILER.
CABLE TOOL DRILLING - PERFURAÇÃO A CABO - É a operação de pulverizar a rocha dura com broca tipo formão para posterior remoção pelo bailer (veja BAILER). A perfuração a cabo é um método muito lento mais usado para poços artesianos.
CAISSONS - CAIXÕES FLUTUANTES - De pressão ou pneumáticos; normalmente são pernas (legs) cilíndricas suportadas por flutuadores submersos e que sustentam a unidade de perfuração do tipo “coluna estabilizada” , submersível ou semi-submersível, interligadas por braços tubulares. Internamente são tanques de lastro utilizados para manobras de imersão e emersão, a fim de manter o calado de perfuração (drilling draft), o adriçamento e a estabilidade da plataforma.
CAISSON DISEASE - ACIDENTE DE DESCOMPRESSÃO - Acidente que ocorre em súbitas emersões nas fainas de mergulho.
CAKE (MUD) - SEDIMENTAÇÃO - É o depósito de resíduos sólidos da lama de perfuração que se ergue na parede do poço oposta de uma formação porosa devido a transparência da água da lama para a formação. A formação porosa age como elemento filtrante. Essa condição poderá causar sérias complicações, podendo dificultar a retirada da broca do poço.
CALF-LINE - COLO DE ARAME - Cabo de aço usado para baixar a tubulação de revestimento dentro do poço durante a operação de pulverização da rocha.
CALF WHEEL - TAMBOR DE IÇAMENTO - Tambor de içamento em uma armação de pulverização da rocha por onde se manipula o cabo de aço.
CALLIPER LOG - PERFIL DE DIÂMETRO DO POÇO - É o registro do diâmetro do poço.
CALL-BACK MARKER - MARCADOR DE RETORNO - Instrumento que informa dados geológicos e químicos da formação.
CANTILEVER MAST - MASTRO DE REBATER - Mastro de embarcações que pode ser rebatido para permitir a passagem sob estruturas tais como pontes, etc.
CAP - TAMPA / COBERTURA - Estrutura adicional que tem a finalidade de proteger quadros e unidades eletro-pneumáticas que são montadas a céu aberto.
CAPITAL STRING - BARRA DE PRODUÇÃO - Comandos tubulares fixos e permanentes utilizados para conduzir óleo ou gás do poço para as unidades.
CAPPED - ENVOLVIMENTO - Maneira pela qual uma estrutura deficiente é reforçada após o seu desgaste.
CAPPING DEAD - PASSAGEM FINAL - Último reforço passado com solda em estruturas emendadas.
CAP ROCK - ROCHA CAPEADORA, SELANTE - É uma camada de rocha impermeável sobreposta ao reservatório de petróleo ou gás que impede a migração dos fluidos.
CAPSTAN - CABRESTANTE - Guincho auxiliar para manobras, localizado nas laterais do convés da embarcação, na parte de ré, com saia vertical.
CARDAN JOINT - JUNTA CARDAN - Junta que permite o movimento helicoidal entre dois eixos.
CARGO BILL - MANIFESTO DE CARGA - Forma simplificada da Bill of Lading (BL). Usa-se, no Brasil, a denominação Guia de Embarque de Material - GEM, acompanhando modelo da Petrobrás.
CARGO NET - REDE DE CARGA - Chamada de “estropo de rede”, trata-se de uma rede quadrada, aproximadamente 2,5 x 2,5 m, malha de aproximadamente 15 cm, com uma alça em cada extremidade de sua área quadrada, que vai ao gato de carga, servindo para transporte de tambores e outras cargas sem ponto de apoio para lingadas comuns.
CARNALLITE - CARNALITA - Material ortorrômbico da seqüência evaporítica, é um cloreto natural hidratado de magnésio e potássio (KMgCl3.6H2O) que ocorre comumente em forma de massas deliqüescentes (que se dissolvem), de cor branca ou avermelhada, sendo utilizado principalmente como fonte de potássio.
CARPENTER STOPPER - ESTROPO CARPENTER - Tipo de boça mecânica usada para a fixação provisória de uma amarra.
CASING - REVESTIMENTO - Tubulação de aço utilizada para revestir um poço após o término da operação de perfuração.
CASING CLAMP - ABRAÇADEIRA - É uma abraçadeira que se acomoda ao redor da tubulação de revestimento quando essa é colocada ou retirada do poço.
CASING COLLAR - COLAR DE REVESTIMENTO - É um colar aparafusado a uma seção de tubulação para uni-la à próxima seção a ser colocada.
CASING CUTTER - CORTADOR DE REVESTIMENTO - É um dispositivo acionado pela coluna de perfuração que possui cortadores temperados controlados por pressão do fluido. Utilizado para cortar através da coluna de revestimento.
CASING HANGER - SUSPENSÃO DO REVESTIMENTO - Ato ou efeito ocorrido durante a fixação do revestimento.
CASING HEAD - CABEÇA OU TOPO DO REVESTIMENTO - Parte superior da tubulação de revestimento.
CASING LINE - CABO DO REVESTIMENTO - É um cabo de aço usado na armação da plataforma de perfuração de broca tipo formão para abaixar uma coluna de revestimento. Também conhecido como CALF-LINE.
CASING MILL - FRESADORA DE REVESTIMENTO - Equipamento utilizado para fresar (fazer ranhuras) o revestimento.
CASING PATCH - REMENDO OU EMENDA DO REVESTIMENTO -
CASING PERFORATOR - PERFURADOR DE REVESTIMENTO - É um dispositivo para fazer perfurações em uma coluna de revestimento no lado oposto a uma zona de petróleo, permitindo a produção fluir para dentro do revestimento.
CASING POINT (C.P.) - PONTO DE REVESTIMENTO - Se refere ao ponto do revestimento pelo qual é executada a cimentação através de perfurações existentes na coluna.
CASING PRESSURE - PRESSÃO DO REVESTIMENTO - Pressão de gás que se cria entre uma coluna de revestimento e uma coluna de tubulação.
CASING PROGRAMME - PROGRAMAÇÃO DE REVESTIMENTO - Previsão da quantidade de tubulação que deverá ser utilizada para revestir o poço.
CASING PROTECTOR - PROTETOR DO REVESTIMENTO - Luva de borracha colocada na coluna de perfuração para reduzir o desgaste da mesma dentro da coluna de revestimento e das uniões das seções.
CASING PUMP - BOMBA DE BALANCIM - Bomba colocada dentro do poço para aspirar um poço que não flui. Essa bomba é colocada dentro do revestimento na coluna de petróleo e poderá ser acionada por um motor elétrico ou, mais comumente, por varetas de aspiração (coluna de varetas) que são acionadas por uma bomba de balancim instalada acima do cabeçote do poço. Esse tipo de bomba requer pouca manutenção.
CASING RACK - PRATELEIRA - É uma prateleira feita de tubos de aço e localizada fora do piso da torre de perfuração onde são estocadas as seções de tubulação antes de sua colocação no poço.
CASING RAMP - RAMPA DE ACESSO - É um elevado ou rampa de acesso, de aço ou madeira, da prateleira ao piso da torre de perfuração para facilitar, quando se faz necessário, o suprimento ou retirada de seções de tubulação do revestimento.
CASING SHOE - SAPATA DE PROTEÇÃO - Pesada seção de tubo de aço, montada na extremidade inferior de uma coluna de revestimento para, para proteger esta extremidade contra danos durante a operação de descida.
CASING SPEAR - LANÇA DE RECUPERAÇÃO - É uma ferramenta de “pesca” de objetos perdidos no poço que pode ser colocada dentro de uma coluna de revestimento para recuperar uma coluna desprendida, ou para situações semelhantes.
CASING STRING - COLUNA DE REVESTIMENTO - É o termo usado para a coluna de tubulação de aço que reveste um poço, após a perfuração, e feita de seções de tubulação aparafusadas com 6 a 9 m de comprimento. Um poço fundo pode possuir cinco ou mais colunas de revestimento cimentadas em posição. O projeto de um programa de revestimento é um dos aspectos mais importantes, afetando a perfuração e a conclusão (completação) de um poço e requer conhecimentos profundos de geologia e engenharia. O diâmetro do revestimento varia, decrescendo conforme a profundidade atingida.
CASING TESTER - TESTADOR DE REVESTIMENTO - É um dispositivo de vedação utilizado para localizar vazamentos na coluna de revestimento.
CASING TONGS - TENAZES PARA REVESTIMENTO - São tenazes de trabalho contínuo do tipo ajustável que, suspensas na torre de perfuração, são utilizadas para apertar juntas, quando da colocação do revestimento.
CATALYST - CATALISADOR - Equipamento utilizado com a finalidade de reduzir o índice de poluição.
CATCHER SUB - CONEXÃO SUBMARINA - Tipo de conexão utilizada em equipamentos submersos.
CATCHING LINE - LAÇO DE BÓIA - Cabo para laçar (capturar) bóia, com duas pernas e pequena seção intermediária de corrente.
CATCHING SAMPLES - RECUPERAÇÃO DE AMOSTRAS - Informações geológicas são obtidas pelo estudo e análise de amostras da formação sendo penetrada pela broca. Um membro da equipe de perfuração obtém essas amostras diretamente da lama circulante quando esta regressa do poço. As amostras são lavadas, secas e precisamente registradas e etiquetadas, apresentando o número do poço, a profundidade de recolhimento, etc.
CATHEAD - TAMBOR EXTERIOR - É o tambor exterior no eixo do tambor de um guincho utilizado para manipular um cabo que puxa tubulações, ou acionar as tenazes de revestimento nas operações de suprimento ou devolução de seções de tubulação.
CATHODIC PROTECTION - PROTEÇÃO CATÓDICA - Prevenção da eletrólise ou ferrugem em estruturas submersas pela colocação de anodos de zinco ou corrente impressa.
CATLINE - CABO DE IÇAMENTO - É um cabo, ou combinação de cabo com arame, operado do tambor exterior e utilizado para o içamento de equipamento ao piso da torre de perfuração.
CATWALK - RAMPA - É uma rampa ligando o piso de uma plataforma de perfuração à prateleira de estocagem de tubulações proporcionando um meio de manipulação das seções de tubulação para o piso da torre (guindaste).
CAVING - DESABAMENTO - Condição em que a formação de uma parede do poço desaba dentro do mesmo.
CAVITY - ALARGAMENTO - Alargamento de um poço devido ao desabamento ou à ação de lixiviação de uma formação macia.
CELLAR - ESCAVAÇÃO - Escavação abaixo do piso da torre que proporciona espaço para itens de equipamento no cabeçote do poço. Serve também como vala para a coleta de águas pluviais ou outros líquidos que posteriormente serão removidos.
CELLAR DECK - CONVÉS DO APARATO DE SUBMERSÃO - Localizado na parte inferior da estrutura da plataforma fixa.
CEMENT - CIMENTO - Material utilizado na cimentação da coluna do poço.
CEMENT BOND LOG - PERFIL DE CIMENTAÇÃO - Registro elétrico da presença de cimento entre a parede do poço e o revestimento e da qualidade de aderência do mesmo ao revestimento e à parede do poço.
CEMENT HEAD - CABEÇA DE CIMENTO - Cabeçote removível montado na extremidade superior de uma coluna de revestimento para facilitar o trabalho de cimentação.
CEMENT HOPPER - TREMONHA DE CIMENTO - É uma tremonha em forma de funil para cimento seco, guarnecida na sua base de uma boca de jato através da qual a água é injetada sob alta pressão para formar um cimento pastoso, para fins de cimentação de uma coluna de revestimento ou colocação de um plug (vedador) de cimento.
CEMENT JOB, CEMENTING - CIMENTAÇÃO - É a operação de cimentação de uma coluna de revestimento no poço ou a colocação de um plug (vedador) de cimento.
CEMENT PLUG - VEDADOR DE CIMENTO - O termo plug de cimento é usado para a coluna de cimento que é colocada na perfuração de um poço por várias razões. O plug pode ser de apenas alguns pés de comprimento ou pode se estender a milhares. Também é utilizado na vedação de uma área no fundo do poço (plug back) que desviou do vertical a fim de reperfurar no ângulo correto de desvio. Plugs também são usados para a vedação de zonas de formação porosa que permitem a perda de lama de perfuração ou a contaminação de reservatório de água potável.
CEMENT SQUEEZE - CIMENTAÇÃO A PRESSÃO - É a operação de forçar o cimento pastoso para dentro de uma formação com o auxílio de bombas de alta pressão. O termo se aplica quando o cimento é bombeado com pressão superior àquela normalmente usada. Essas pressões dependem do ponto de ruptura das tubulações mas giram em torno de 352 Kg/cm2.
CENTRALIZER - CENTRALIZADOR - É um acessório colocado sobre uma tubulação para mantê-la centralizada no poço, a fim de que possa ser feita uma luva uniforme de cimento ao redor da tubulação de revestimento.
CETANO - CETANO - Hidrocarboneto sólido, saturado, escamado, branco, brilhante. Fórm. (C16H34).
CETANE NUMBER - ÍNDICE CETANO - À semelhança do índice Diesel, é um índice utilizado para determinar-se, em um motor diesel padrão, a qualidade da ignição do combustível, comparando-o a misturas-padrão de índices de cetano conhecidos. Esse ensaio não é exigido no Brasil, onde a qualidade da ignição é controlada pelo índice Diesel.
CHAFING CHAIN - BOÇA DE AMARRA - Pedaço de corrente com aproximadamente 12 elos de 2 1/4” x 3 m, normalmente chamado de pendente de amarra.
CHAIN - AMARRA - Corrente que, unida à âncora, auxilia no posicionamento da unidade ou embarcação.
CHAIN BARREL HOOKS - ESTROPO DE CORRENTE COM GATOS - Estropo de corrente com ganchos de encaixe nos tambores de 200 litros, para movimentação dos mesmos.
CHAIN LOCKER - PAIOL DE AMARRA - Nome dado ao compartimento especial localizado abaixo da plataforma do guincho de embarcações de reboque e manuseio de âncoras, e nas pernas das unidades, com a finalidade de receber a amarra de âncora.
CHANNELLING - CANALIZAÇÃO - É uma operação na condição em que o cimento em torno da coluna de revestimento não é uniforme, permitindo ao gás ou fluido escaparem para a superfície. Essa condição em casos extremos, pode ser remediada pela cimentação a alta pressão dentro do espaço anular.
CHARTER - AFRETADOR - Pessoa que se propõe, física ou juridicamente, a alugar navios ou plataformas através de contratos.
CHASER - PESCADOR - Equipamento utilizado para pescar uma amarra ou cabo de âncora. Pode ser do tipo permanente (fechado), se correr pelo comprimento do cabo ou amarra até alcançar a âncora pelo seu manuseio por uma embarcação, ou do tipo aberto (uma ou mais patas do tipo garatéia) que, conectado a um pendente e ao cabo de manuseio de um rebocador, pode encontrar o cabo ou amarra da âncora da plataforma para recuperá-la. Esse sistema é empregado para ganho de tempo ou quando o pendente da bóia de âncora (sistema convencional) parte.
CHASER PENNANT - PENDENTE DO CHASER - Trecho de cabo de aço para suportar os desgastes da movimentação durante a pescaria.
CHASER RING - PESCADOR PERMANENTE - Pescador do tipo anel que é colocado ao redor do cabo de âncora. Existem pescadores preparados também para amarra.
CHASING BACK TO THE RIG - CORRER O PESCADOR DE VOLTA - É a operação de devolver o pescador para a plataforma através do seu pendente.
CHEATER - CABO AUXILIAR - É uma seção de tubulação colocada por cima do cabo de uma chave para dar maior fulcro (apoio).
CHECK VALVE - VÁLVULA DE INSPEÇÃO - Válvula reguladora ou retentora para controle do fluxo em uma coluna ou piano de válvulas.
CHEMICAL CUTTER - CORTADOR QUÍMICO - Equipamento de corte que utiliza combinação química para o corte de materiais diversos.
CHEMICAL PERFORATING - PERFURAÇÃO QUÍMICA - É o método de perfuração com o emprego de produtos químicos com a finalidade de impedir o desmoronamento da formação, servindo também para equalizar as pressões do poço impedindo o seu descontrole.
CHERRYPICKING - GUINDASTE AUXILIAR - Guindaste auxiliar de controle remoto na própria cesta de transporte da carga. Utilizado geralmente para serviços externos na popa da embarcação.
CHERT - SÍLEX - É um composto de sílica criptocristalina ou microcristalina, dura, densa e resistente, que ocorre sob forma de nódulos e/ou concreções. É a rocha mais difícil de ser perfurada.
CHERT CLAUSE - CLÁUSULA DO SÍLEX - É uma cláusula em um contrato de perfuração que estipula que as taxas contratuais normais não se aplicam caso as formações de sílex sejam encontradas.
CHOKE - RESTRINGIDOR - É um dispositivo de orifício de aço colocado em uma tubulação de fluxo do poço para restringir a velocidade do fluxo.
CHOKE MANIFOLD - ESTRANGULADOR DO JOGO DE VÁLVULA - Comando que permite bilateralmente a interrupção instantânea do fluxo de fluido em uma rede.
CHRISTMAS TREE - ÁRVORE DE NATAL - É um conjunto de acessórios e válvulas num revestimento final para controlar a velocidade de produção de petróleo.
CIRCULATING HEAD - CABEÇA DE CIRCULAÇÃO - É um acessório tipo um tornel (giratório) que é aparafusado a uma coluna de tubulação, de perfuração ou revestimento, a fim de permitir o bombeio de lama ou fluido circulante dentro da tubulação enquanto que, simultaneamente, permite à tubulação ser girada, abaixada ou elevada.
CIRCULATION - CIRCULAÇÃO - Operação de fazer com que um fluido circule em um comando de perfuração.
CIRCULATION RATE - INTENSIDADE DE CIRCULAÇÃO - Velocidade com que a lama ou o fluido circula pela coluna de perfuração.
CIRCULATION TIME - TEMPO DE CIRCULAÇÃO - Tempo que o fluido leva para completar a viagem de ida e volta (round trip).
CLAW - GARRA / UNHA - Peça usada para calçar estruturas.
CLAY - ARGILA - Material sedimentar plástico constituído por partículas de granulometria muito fina (< 0,074 mm), comumente encontrada em formações.
CLEAN OUT - LIMPEZA E REPARO - É a operação de limpeza e/ou reparo em um poço de petróleo. A necessidade dessa operação pode surgir devido à deterioração de uma formação ou pelo entupimento provocado pela cera (parafina) na tubulação de um poço produtivo de petróleo com alto índice de parafina.
CLOSED SPELTER SOCKET - SOQUETE DE SEÇÕES FECHADO - Soquete usado em conexões de amarras e/ou cabos (arames) composto por duas seções e trava atuando como malhete.
CLOSE IN - FECHAMENTO PROVISÓRIO - Quando um poço é capaz de produzir petróleo ou gás mas está temporariamente fechado no cabeçote do poço.
CLOSE IN PRESSURE - PRESSÃO DE PARALISAÇÃO - É a pressão no cabeçote de um poço que provoca o fechamento de todas as válvulas de produção.
COFLEXIP - TUBO FLEXÍVEL - Veja FLEXIBLE HOSE.
COLLAR (BIT) - COLAR DE BROCA - Tubulação de trabalho contínuo usada para ligar uma broca tipo cônica à coluna da perfuração.
COLLOIDAL FRACTION - FRAÇÃO COLOIDAL - Fração relativa aos colóides; estado de subdivisão das partículas da fase dispersa (micelas) de um colóide; parte de uma substância que não se cristaliza, ou só se cristaliza muito dificilmente e que, em dissolução, se difunde com extrema lentidão.
COLUMN STABILIZED DRILLING UNITS - PLATAFORMA DE PERFURAÇÃO TIPO COLUNA ESTABILIZADA - São plataformas contidas e suportadas, quer seja por cascos submersos através de colunas quer por flutuadores, que podem ou não possuir sapatas. As perfurações podem ser executadas com a plataforma flutuando (plataforma semi-submersível) ou apoiada no leito do oceano. Este termo está em desuso sendo substituído por Plataforma Auto-Elevatória (Jack-up).
COME IN - INVASÃO - Condição em que o fluido ou gás entra no poço oriundo da formação.
COME OUT OF THE HOLE - RETIRADA - Retirada da coluna de perfuração do poço.
COMMERCIAL CLAY - ARGILA COMERCIAL - Tipo de material com estrutura geológica rentável economicamente para aplicação e fabricação de fluidos de lubrificação em processo de perfuração de poços.
COMMERCIAL PRODUCTION - PRODUÇÃO COMERCIAL - Capacidade de produção que mostrará um lucro financeiro. Obviamente, um poço perfurado em uma área cara, tal como a plataforma continental, deserto ou selva remota, deverá produzir um maior volume de petróleo para ser considerado comercialmente produtivo, o que não acontece com o perfurado em uma área povoada. Nesse último caso, alguns barris por dia (+/- 100 b/d) podem ser suficientes enquanto que poços na plataforma continental, Mar do Norte ou áreas do Oriente Médio, teriam que produzir alguns milhares de barris por dia para serem considerados comercialmente produtivos. O valor da produção comercial é julgado sobre a capacidade de um campo e não de um poço e é avaliado sobre os resultados de diversos poços.
COMMERCIAL WELL - POÇO RENTÁVEL - Poço com produção economicamente viável.
COMMON LINK - ELO COMUM - Utilizado na amarra para sua formação propriamente dita.
COMPLETION - CONCLUSÃO - Refere-se à instalação de equipamento permanente para a produção de petróleo ou gás.
COMPLIANT PLATFORM - PLATAFORMA OSCILANTE - Estrutura em forma de estrela, presa em uma suspensão cardam, que lhe permite movimentos oscilatórios.
CONCAVE MILL - FRESADOR CÔNCAVO - Acessório para fresar a coluna de revestimento.
CONCESSION - CONCESSÃO - Ato de conceder a exploração de determinada região.
CONCESSION CRUDE - CONCESSÃO PARA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO CRU -
CONDUCTOR - CONDUTOR - Tubulação de longo comprimento que se estende por baixo da plataforma (mesa) rotativa ao ponto de partida do poço e que proporciona meio de retorno ao fluido circulante da lama durante seu percurso de volta ao poço.
CONDUCTOR PIPE - TUBULAÇÃO DE ESTEIO - É uma seção curta de tubulação de revestimento de grande diâmetro, usada em canteiros de terrenos pantanosos, ou outra condição semelhante, que serve para manter aberta a extremidade superior da perfuração do poço. Sua função principal é proporcionar meio para o regresso da lama circulante ao tanque ou cova de estocagem (ou recirculação).
CONE BIT - BROCA CÔNICA - Tipo de broca para rocha possuindo cortadores cônicos montados sobre rolamentos. Esse tipo de broca é usado normalmente em uma operação de perfuração rotativa.
CONE PENETROMETER - PENETRÔMETRO - Medidor de penetração; instrumento para testar a dureza de sólidos relativamente plásticos; instrumento destinado a determinar o poder de penetração do raio-X.
CONNATE WATER - ÁGUA SINERGÉTICA - Líquido gerado simultaneamente com outras substâncias, conatural, durante as perfurações. Veja WATER (CONNATE).
CONNECTION - CONEXÃO - É a união de duas seções de tubulação.
CONSISTOMETER - CONSISTÔMETRO - Sonda de consistência; instrumento destinado a determinar a consistência de substâncias semi-fluidas ou plásticas.
CONSTRUCTION BARGE - BALSA PARA CONSTRUÇÃO - Balsa, geralmente dotada de guindaste de alta capacidade, empregada no auxílio a montagem de estruturas no mar.
CONSTRUCTION SITE - ÁREA DE CONSTRUÇÃO - Área da plataforma destinada à operação da oficina em geral.
CONTIGUOUS ZONE - ZONA CONTÍGUA - 1 - Zona de interseção entre regiões produtoras; 2 - Segundo o decreto-lei 8.617, de 04/01/93, é a faixa oceânica que se estende das doze às vinte e quatro milhas marítimas, contadas a partir das linhas de base que servem para medir a largura do mar territorial.
CONTINENTAL MARGIN - MARGEM CONTINENTAL - É uma das unidades fundamentais da fisiografia dos oceanos (as demais são a Bacia Oceânica e a Cordilheira Meso-Oceânica). De terra para o mar, são três as suas principais províncias, que se caracterizam por relevos e ranges de profundidades distintas: Plataforma Continental, Talude Continental e Elevação ou Sopé Continental.
CONTINENTAL RISE - ELEVAÇÃO / SOPÉ CONTINENTAL - Porção mais ao largo da Margem Continental, justaposta ao “pé do Talude (foot of slope) e que, nas profundezas, faz fronteira com a planície abissal. Suas profundidades variam de 1.500 a 4.000 m, com gradientes batimétricos médios em torno de 1:150.
CONTINENTAL SHELF - PLATAFORMA CONTINENTAL - Província fisiográfica da Margem Continental que pode ser considerada como um prolongamento do continente, possuindo uma configuração razoavelmente plana, suavemente inclinada mar adentro (gradientes batimétricos inferiores a 1:1.000). Seu limite externo é a quebra da plataforma (comumente em torno de 200 m de profundidade), a partir de onde começa o Talude Continental. Obs.: Se usado com conotação jurídica, o termo “Plataforma Continental” pode englobar outras províncias da Margem Continental (ou parte destas).
CONTINENTAL SLOPE - TALUDE CONTINENTAL - Província fisiográfica da Margem Continental que separa a Plataforma Continental da Elevação Continental. Começa logo após a quebra da plataforma (em torno de -200 m), com a ocorrência de elevadas declividades (gradientes batimétricos maiores que 1:40), podendo estender-se além dos 3.000 m de profundidade. Seu limite ao largo é o pé do talude (foot of slope).
CONTROL ROOM - SALA DE CONTROLE - Local da plataforma destinado ao controle geral dos equipamentos e estabilidade da mesma.
CONTROL UMBILICAL - UMBILICAL DE CONTROLE - Umbilical de controle instalado entre o preventor de estouros (BOP) e a árvore molhada para controle das válvulas.
CONTROLLABLE PITCH PROPELLER - HÉLICE DE PASSO CONTROLÁVEL - Tipo de hélice que propicia respostas rápidas no sentido de deslocamento da embarcação, (avante e a ré) sem a necessidade da reversão do sentido de rotação do eixo propulsor, pois as pás giram em seu eixo alterando assim o ângulo de ataque.
COORDINATE SURVEY - ESTUDO COORDENADO - Estudo, levantamento, vistoria ou inspeção coordenados.
CORE - ALMA - Cabo central de um outro, torcido ou trançado.
CORE - TESTEMUNHO - É uma amostra de rocha sólida (testemunho) da formação que está sendo perfurada, recolhida através de um trépano para este fim.
CORE ANALYSIS - ANÁLISE DO TESTEMUNHO - Análise geológica da amostra de rocha colhida da formação em exploração.
CORE BIT - BROCA PARA RECUPERAÇÃO DE TESTEMUNHOS - Broca tipo anular, para recuperação de testemunhos, que é aparafusada na extremidade inferior de um trépano para este fim e corta a formação no formato de barra cilíndrica sendo a amostra sustentada pelo anel de retenção.
CORE CATCHER - RETENTOR DE TESTEMUNHOS - É um anel ou acessório munido de dedos acionados por molas, localizado na extremidade inferior de um saca-testemunhos, proporcionando meios para a retenção do testemunho em seu interior.
CORING (SIDE WALLS) - TESTEMUNHOS DA PAREDE DO POÇO - Testemunhos recuperados das paredes do poço já perfurado pela utilização de um dispositivo hidráulico ou tipo pistola, que força pequenos retentores de testemunhos dentro da parede e assim, durante a retirada da ferramenta do poço, são obtidas amostras para exame.
CORROSION FATIGUE - CORROSÃO POR FADIGA - Desgaste que a capa da broca sofre após sua utilização constante. Esta capa é a proteção temperada do aço que favorece, com sua perda, ao desgaste químico do mesmo.
CORROSION RATIO - POTENCIAL DE CORROSÃO - Velocidade de atuação da eletrólise em estruturas sem a proteção catódica.
COUNTER FLUSH - CIRCULAÇÃO INVERSA - É a segunda etapa da circulação do fluido na coluna de perfuração que tem também a função de limpeza.
CRACKING - FRACIONAMENTO - Processo que ocorre por aquecimento, na presença de catalisadores, a que são submetidas as frações mais pesadas do petróleo, onde as moléculas maiores são decompostas, originando moléculas menores, utilizado no refino do petróleo, produzindo os alcenos.
CRADLE - BERÇO - Local de permanência da âncora da unidade (sonda, embarcação, balsa, etc.) quando não está sendo usada.
CRANE BARGE - BALSA GUINDASTE - Tipo de embarcação que possui guindaste com grande capacidade de sustentação para movimentação de cargas e/ou estruturas.
CRASH RAIL - LIMITADOR DE CURSO - Veja HORSE BAR.
CRASH VALVE - LIGEIRA ABERTURA DE VÁLVULA - É o ato de abrir uma válvula ligeiramente, permitindo um pequeno fluxo de fluido.
CRATER - CRATERA - Termo que significa que o poço está desabando. É, às vezes, o resultado de um estouro de poço, durante o qual a terra na superfície que cerca o poço, desaba no enorme buraco deixado pela força violenta da fuga do gás, petróleo e água. Essa cratera, às vezes, cobre uma área de vários hectares e atinge uma profundidade de mais de cem metros. O termo também se aplica a qualquer acidente pessoal ou de equipamento.
CRITICAL PATH ANALYSIS - ANÁLISE DO CAMINHO CRÍTICO - Estudo realizado pela equipe de perfuração quando se intercepta uma formação com grande possibilidade de explosão.
CRITICAL PERIODS FORECASTING - PREVISÃO DOS PERÍODOS CRÍTICOS - Previsão feita para se evitar a subida brusca de pressões de gases venenosos e inflamáveis da formação.
CROSS-OVER - EXTENSÃO PARA FUNDEIO - É a adaptação, em uma plataforma semi-submersível, do seu sistema de fundeio para maiores profundidades. Originalmente a unidade possui cabos de aço nas âncoras, para fundeio em até 400 m de profundidade. A operação de “extensão para fundeio”, é acrescentar comprimento de amarra (corrente), normalmente de 3”, que a capacite a profundidades de até 900 m de lâmina d’água.
CROSSOVER SUB - REDUÇÃO TRANSVERSAL - Peça utilizada para a união de tubos (risers) pelo interior dos quais passa a sonda.
CROWN BLOCK - CAVALETE PORTA-POLIAS - É o conjunto de polias no topo da torre de sondagem, ou mastro, que acomoda os cabos de içamento do tambor do guincho ao moitão móvel (corrediço).
CROWN PENNANT - PENDENTE DE ÂNCORA - Nome dado à seção de cabo de aço, geralmente com 50 metros, conectada por manilha à cruz da âncora (parte inferior).
CRUDE OIL - PETRÓLEO BRUTO - Petróleo da formação em estado bruto. As propriedades do petróleo bruto dos diferentes campos variam consideravelmente dependendo basicamente das condições geológicas da formação de origem.
CRYOGENIC TANK - TANQUE CRIOGÊNICO - Tanque especial para armazenamento de nitrogênio líquido usado na estimulação de poços, ou também para armazenamento de outras substâncias, normalmente líquidas, que necessitam de temperaturas muito baixas, iguais ou inferiores a -100ºC, para permanecerem em seu estado físico operacional.
CURRENT LOG - CORRENTÓGRAFO - Registrador da velocidade da corrente marinha.
CURRENT METER - CORRENTÔMETRO - Indicador de velocidade e direção da corrente.
CUT OIL - PETRÓLEO MOLHADO - Petróleo que contém água; também chamado de wet oil (petróleo molhado ou contaminado).
CUTTINGS - APARAS - Aparas da formação sob ataque pela broca que voltam à superfície na lama circulante, sendo separadas na peneira oscilante. Pelo exame das aparas o geólogo obtém informações sobre a formação que está sendo penetrada e prepara o seu registro.
CYCLANE - CICLANO - Hidrocarboneto saturado, cíclico, cujos átomos de carbono do ciclo se unem por laços simples, como por exemplo, o ciclohexano e o ciclopentano.
CYCLE - CICLO - Denominação química do anel de átomos que constituem a estrutura de muitos compostos.
CYCLE ALKANE - CICLO ALCANO - Veja CYCLEPARAFFINS.
CYCLE ALKENE - CICLO ALQUENO - Ciclo alceno; ciclolepina; hidrocarboneto cíclico que contém um anel insaturado; qualquer hidrocarboneto de fórmula (Cn H2n - 2) que contenha apenas uma ligação dupla no anel; hidrocarboneto cíclico; saturado, obtido sinteticamente em forma de gás altamente inflamável.
CYCLEBUTANE - CICLOBUTANO - Gás incolor e inflamável existente em diversos tipos de petróleo, usado principalmente como combustível, e também como propelente.
CYCLEHEXANE - CICLOHEXANO - Hidrocarboneto cíclico, saturado, na forma de líquido incolor, encontrado em certos tipos de petróleo bruto e produzido também sinteticamente pela hidrogenação do benzeno; usado como solvente e na síntese orgânica, especialmente na preparação do ácido adípico, produzindo também cetona líquida por oxidação.
CYCLEPENTANE - CICLOPENTANO - Hidrocarboneto cíclico, saturado, na forma de líquido inflamável, encontrado em diversos tipos de petróleo bruto.
CYCLEPARAFFINS - CICLOPARAFINA - Ciclo alcano; ciclonafteno; qualquer hidrocarboneto cíclico saturado da fórmula geral (Cn H2n) que, contrastando com as parafinas, tem um anel de carbono; a série começa com o ciclopropano, ciclobutano e ciclopentano; derivado alcoólico de um desses hidrocarbonetos.
CYCLEPROPANE - CICLOPROPANO - Hidrocarboneto cíclico saturado, gasoso, inflamável, incolor, produzido comumente por diclopropano sintético e zinco; usado como anestésico por inalação.
Leia mais...

QGEP anuncia descoberta de petróleo no pré-sal


 

 A Queiroz Galvão Exploração e Produção - QGEP Participações informou que comprovou a ocorrência de uma nova acumulação de óleo de boa qualidade no Bloco BM-S-8, em águas ultraprofundas no pré-sal da Bacia de Santos. A QGEP possui 10% de participação no bloco, o qual é operado pela Petrobras (66%). Os demais membros do consórcio incluem a Petrogal Brasil (14%) e Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda. (10%).



Segundo o fato relevante da QGEP, a descoberta ocorreu durante a perfuração do poço 4-SPS-86B (4-BRSA-971-SPS), informalmente denominado Carcará, localizado a 232 km do litoral do Estado de São Paulo. O resultado foi comprovado por meio de amostragem de petróleo de 31º API em reservatórios situados a 5.750 metros de profundidade. "O poço continua em perfuração visando determinar o limite inferior do reservatório, bem como identificar outras zonas de interesse", diz o comunicado.



Conforme o fato relevante, Carcará é o terceiro poço perfurado na área do Plano de Avaliação da Descoberta do 1-BRSA-532A-SPS (Bem-te-vi), e encontra-se a 20 km do pioneiro descobridor, numa lâmina d água de 2.027 metros.



"O consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação da área, conforme o Plano de Avaliação aprovado pela ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Combustível", diz a companhia, na nota. "A presença de óleo de alta qualidade no prospecto Carcará, durante a perfuração de sedimentos do pré-sal, reafirma o potencial exploratório do Bloco BM-S-8" declara, no comunicado, Lincoln Guardado, diretor de Exploração.



Fonte: Agência Estado
Leia mais...

O que todo petroleiro deveria saber sobre a SPE (Society of Petroleum Engineer)?



O que é a SPE?

A SPE, Society of Petroleum Engineers, é a maior organização que atinge e reúne profissionais e estudantes da indústria de petróleo de todo o mundo. Com mais de 88.000 membros, oferece uma oportunidade única ao desenvolvimento da carreiraatravés de seus programas e atividades. Muitas das realizações são movidas por membros dedicados que fazem parte das seções regionais e dos capítulos estudantis.


O que é um Capítulo Estudantil?

O capítulo é uma associação de estudantes sem fins lucrativos que são a representação da SPE nas universidades. É um meio de integrar a SPE aos estudantes divulgando seus trabalhos, eventos, possibilidades e conhecimento associado.


Quais as vantagens de ser membro?

A associação é totalmente gratuita para estudantes e incrivelmente vantajosa. Como membro do capítulo de estudantes, os alunos têm direito a várias vantagens como desconto ou isenção de pagamento em congressos, palestras e seminários ligados ao setor de petróleo, tem a possibilidade de disputar competições no Brasil e no exterior com estudantes de engenharia de petróleo do mundo inteiro e chance de apresentar artigos em congressos internacionais. Além disso, estudantes que fazem parte do capítulo tem ótimos serviços disponíveis no site da SPE, como eMentoring (programa cujo ponto central é compartilhar conhecimento entre um profissional experiente e um estudante, o contato pode ser através de email ou bate-papo) e eLibrary (depósito de artigos técnicos da SPE).


O Capítulo de estudantes SPE/UFRJ

O Capítulo de Estudante SPE/UFRJ representa todos os alunos interessados na indústria de petróleo, independentemente de seu curso de formação. A diversidadede nosso grupo é o ideal para sermos uma rede de idéias, curiosidades e opiniões que só tendem a engranceder e desenvolver as atividades do Capítulo.
Ao longo do ano promovemos diversos eventos para os nossos membros como o Ciclo de Palestras, SPEtro (Semana de Petróleo da UFRJ), Overview Week (Semana de Visitas Técnicas), entre outros. Além disso, temos vários projetos bem sucedidos como arrecadação de alimentos, programa de doação de sangue, eventos esportivos de surf e futebol, etc.
Estamos sempre abertos a novas ideias e tentando melhorar nosso trabalho para continuarmos sendo referência para capítulos de todo o Brasil.
 Para mais informações, acesse:




Para se filiar, mande email para capitulo@poli.ufrj.br.


Até a próxima! Abraços,

Thaís Rachel
Leia mais...

SPE REALIZA WORKSHOPS INÉDITOS NO BRASIL - 21 E 22 DE MARÇO NO RIO DE JANEIRO‏


 
A Society of Petroleum Engineers (SPE) promove dois workshops técnicos esta semana no Rio (21 e 22 de março): um deles sobre completação inteligente, e o outro, relacionado à captura de CO2, que vão se realizar simultaneamente no Windsor Atlântica Hotel, em Copacabana.

Os workshops Completação Inteligente e CCS: Convertendo Emissões em Lucro terão como palestrantes executivos e técnicos de oil companies como Petrobras, Statoil, BP, Queiroz Galvão, Amerada Hess, e de empresas prestadoras de bens e serviços do setor, entre as quais Schlumberger, Halliburton, Baker Hughes, Weatherford, entre outras, além de especialistas de universidades e entidades de pesquisa.


O futuro da completação inteligente vai estar em discussão no workshop sobre o tema, que abordará as melhores práticas, lições aprendidas e estudos de casos relacionados com o uso de tecnologias mais avançadas para a otimização da produção de petróleo e gás no pré-sal da costa brasileira e no golfo do México.


“A disseminação do conhecimento por meio de eventos como esses workshops, contribuem para a indústria avançar no desenvolvimento de novas tecnologias e na incorporação das melhores práticas disponíveis. O contato entre operadoras e companhias de serviço reforça a colaboração no sentido de resolver problemas comuns e buscar soluções para tornar as atividades de E&P cada vez mais seguras”, destaca Hardy Leonardo da Cunha Pereira Pinto, da área de Engenharia de Poço do Cenpes Petrobras.


Tecnologias e desafios na captura de CO2, transporte, armazenamento e monitoramento sãos os aspectos que serão debatidos no workshop CCS: Convertendo Emissões em Lucro, que terá ainda uma sessão sobre regulação local e internacional.


“Esse workshop é o local ideal para os profissionais da área e aqueles que poderão vir a atuar nesse segmento discutirem os últimos desenvolvimentos tecnológicos e a evolução da regulação na área de captura de CO2. A CCS é hoje uma das principais alternativas da pegada de carbono, devido ao progresso significativo consolidado nos últimos anos, e o grande potencial que tem no futuro”, salienta Kamel Bennaceur, vice-presidente do Centro de Pesquisas e Geoengenharia da Schlumberger no Brasil.


Com um formato diferenciado, que limita a 100 participantes, os workshops fazem parte do programa de atividades que a SPE desenvolve mundialmente, com o apoio das seções regionais. O objetivo é possibilitar maior interação, com troca de experiências e participação ativa em debates técnicos relevantes.


Serviços
Windsor Atlântica Hotel
Avenida Atlântica, 1020 - Copacabana
Rio de Janeiro, Brazil
Leia mais...

VAGAS ONSHORE


Empresa Multinacional da área de petróleo contrata Analista de Sistema (3 vagas), para início imediato, no Rio de Janeiro.

- Desejável conhecimento em Wits ou Witsml
- Inglês escrito/conversação
- Conhecimento na área será um diferêncial

Empresa Multinacional da área de petróleo contrata Engenheiro de Processo Downstream (2 vagas), para início imediato, no Rio de Janeiro.

- Engenheiro de Petroleo ou quimico
- Inglês escrito/conversação
- Experiencia anterior com simuladores

Pacote atrativo:
- Salário acima da média de mercado
- Plano de saúde e odontológico
- Previdência privada
- Seguro
- Ticket refeição e alimentação

Currículos deverão ser enviados preferencialmente em inglês.

Enivar currículo para: vaga.engenheirodepetroleo@gmail.com
Leia mais...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...