javascript:; F Petróleo Infonet: 01/23/12

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Eventos - RIO OIL & GAS 2012


Riocentro - Centro de Convenções do RJ
  Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca
  22780-160 - Rio de Janeiro - RJ


 Inscrições
      Tel.: (+55 21) 2112-9080/9083
      Email: eventos@ibp.org.br
Leia mais...

O QUE É UMA ENTREVISTA DE EMPREGO?

entrevista de emprego é um dos principais passos para se conseguir entrar no mercado de trabalho. Embora para algumas pessoas possa parecer fácil se mostrar naturalmente confiante e demonstrar capacidade para o cargo, para a grande maiora dos entrevistados ainda é necessário aprender a se preparar corretamente para uma entrevista de emprego  para evitar aqueles erros que podem custar o cargo até mesmo dos mais preparados.


O ENTREVISTADOR
 O entrevistador não faz um simples desafio para eliminar candidatos, a necessidade de fazer uma entrevista também está no fato de que ele precisa saber exatamente quem você é, as suas experiências prévias e o que você pode fazer para o desenvolvimento da empresa na qual pretende trabalhar. 

O CANDIDATO
Saber como se preparar para uma entrevista de emprego é a base para conseguir suprir todas as necessidades do entrevistador e garantir o tão desejado emprego, por isto o Entrevista de Emprego possui diversos artigos com dicas para entrevista de emprego que vão deste a parte da preparação até a perfeita execução de uma entrevista ou de uma dinâmica de grupo.

Muitos candidatos acreditam estar preparados para certa vaga de emprego, porém a dificuldade em demonstrar isto na entrevista faz com que o entrevistador não consiga concluir que o candidato realmente possui as capacidades argumentadas pelo entrevistado. Outros candidatos, apesar de conseguirem se expressar perfeitamente, acabam se esquecendo de pequenos detalhes, a primeira vista não muito importantes, que podem custar a vaga de emprego até mesmo dos mais experientes e preparados.
Aprenda a saber expressar com clareza as suas idéias, dar respostas objetivas e demonstrar sua confiança em uma entrevista de emprego e todas as portas do mercado de trabalho serão abertas para você
Leia mais...

Foto


Leia mais...

Petrobras tem oportunidades em cursos de qualificação


Projeto da empresa abre 720 vagas para diversas localidades do estado

Rio - Estão abertas, até o dia 30 de janeiro, as inscrições para os cursos de qualificação gratuitos oferecidos pela Petrobras, em parceria com o Instituto Vital Brazil. Chamado de Promotores da Vida, o projeto vai preparar 720 pessoas nas cidades próximas ao Complexo Petroquímico do Rio. As oportunidades são destinadas aos moradores de São Gonçalo, Maricá e Niterói.

Os cursos são para auxiliar técnico de biotério e para auxiliar técnico de laboratório. A aulas serão realizadas na sede do Instituto Vital Brazil, em Niterói, no Centro de Integração da Petrobras, em São Gonçalo, na sede do projeto, em Tanguá, e também na Fazenda Vital Brazil, em Cachoeiras de Macacu.

Interessados devem se cadastrar no site www.vitalbrazil.rj.gov.br ou na Rua Maestro José Botelho 64, Vital Brazil, Niterói. Para o cadastro, é preciso ter entre 15 e 59 anos, estar matriculado no ensino público e ter concluído o Ensino Fundamental.

É preciso estar desempregado ou trabalhar sem carteira assinada e renda familiar de até três salários mínimos.

Fonte: O Dia
Leia mais...

Petrobras fecha contrato para construção de unidade de armazenamento e transferência de petróleo


 
Na última quarta-feira (18), a Petrobras assinou um contrato com a empresa Tanker Pacific Offshore Terminals (TPOT) para a construção de uma unidade para armazenamento e transferência de petróleo. A unidade, que recebe o nome técnico de FSO (floating storage and offloading), será construída a partir do casco de um navio-tanque já existente, com capacidade de armazenamento de 339.000 metros cúbicos.

A contratação do FSO é uma das etapas mais importantes do projeto de implantação da Unidade Offshore de Transferência e Exportação (UOTE). Primeiro terminal oceânico da Petrobras, a UOTE é uma solução de logística inovadora para suporte ao desenvolvimento do pré-sal, na medida em que facilita o escoamento da produção de petróleo para exportação e para as refinarias que estão sendo construídas no Nordeste sem a necessidade de transbordo em terminais terrestres.

A UOTE terá capacidade para armazenar dois milhões de barris de petróleo. A estrutura, instalada a 80 quilômetros de Macaé, no Norte Fluminense, contará com o FSO, conectado a um sistema submarino e duas monobóias, permitindo operar simultaneamente com um conjunto de até três navios vindos de plataformas de produção ou recebendo petróleo para exportar. O trabalho de conversão do navio em FSO deverá durar 18 meses. O prazo contratual é de 25 anos.

Fonte: Agência Petrobras
Data: 23/01/2012 09:39
Leia mais...

Video - A vida numa plataforma de petroleo


Leia mais...

Como funciona a perfuração de petróleo (Exploração do petróleo)

O petróleo é um combustível fóssil que pode ser encontrado em vários países ao redor do mundo. Nesta seção, vamos discutir como o petróleo se formou e como os geólogos o encontram.
Formação do petróleoO petróleo se formou dos restos de minúsculas plantas e animais (plâncton) que morreram nos mares antigos entre 10 e 600 milhões de anos atrás. 


Foto cedida por Institute of Petroleum
O petróleo se forma a partir de organismos mortos nos mares antigos
(Clique aqui para uma imagem ampliada)


Foto cedida por Institute of Petroleum
Close de uma rocha-reservatório
(o petróleo é a parte preta)

.
.
Ao longo dos anos, os organismos se decompuseram nas camadas sedimentares, onde havia pouco ou nenhum oxigênio presente. Assim, os microrganismos quebraram seus restos em compostos ricos em carbono, que formaram camadas orgânicas. Esse material orgânico acabou se misturando aos sedimentos e formando um folhelho finamente granulado, ou rocha geradora. À medida que novas camadas sedimentares foram depositadas, elas exerceram pressão e aquecimento intensos sobre a rocha geradora, proporcionando a destilação do material orgânico em petróleo cru e gás natural. Com o passar do tempo, o óleo fluiu da rocha geradora e se acumulou em rochas calcárias ou arenito, chamadas derocha-reservatório, que sob a ação dos movimentos da Terra aprisionaram o petróleo e o gás natural dentro delas, entre camadas de rocha impermeável ou rocha selante, como granito ou mármore.


Foto cedida por Institute of Petroleum
Rochas-reservatório de petróleo (vermelho) e gás natural (azul) podem ficar aprisionadas por dobramento (esquerda), falha (meio) ou constrição (direita)
Esses movimentos da Terra incluem:
  • dobramento - movimentos horizontais, que pressionam e movem as camadas rochosas para cima em uma dobra ou anticlinal;
  • falha - as camadas de rochas se quebram e um lado se desloca para cima ou para baixo;
  • constrição - uma camada de rocha impermeável é espremida para cima e para o interior da rocha-reservatório.
Procurando petróleoA tarefa de encontrar petróleo é designada aos geólogos, empregados diretamente por uma companhia petrolífera ou sob contrato de uma empresa privada. Sua tarefa é procurar as condições certas para uma "armadilha" (termo usado para designar um buraco de petróleo na rocha) de petróleo: o tipo certo de rocha geradora, rocha-reservatório e aprisionamento. Muitos anos atrás, os geólogos interpretavam as características da superfície, de suas rochas, seus tipos de solo e, talvez, algumas pequenas amostras obtidas por perfuração rasa. Os modernos geólogos do petróleo também examinam as rochas superficiais e o terreno com a ajuda adicional deimagens de satélite. No entanto, eles também usam uma variedade de outros métodos para encontrar petróleo. Podem usar sensíveis medidores degravidade para avaliar pequenas alterações no campo gravitacional da Terra que possam indicar o petróleo fluindo, assim como magnetômetrosde alta sensibilidade para medir minúsculas mudanças no campo magnético terrestre causadas pelo fluxo do petróleo. Eles também podem detectar o cheiro de hidrocarbonetos utilizando narizes eletrônicos sensíveis chamadossniffers (farejadores). Por fim, e mais comumente, eles usam a sismologia, criando ondas de choque que passam através das camadas ocultas de rochas e interpretando as ondas que são refletidas de volta para a superfície.


Foto cedida por Institute of Petroleum
Procura de petróleo sobre a água usando sismologia
Nas prospecções sísmicas, uma onda de choque é criada pelo seguinte:
  • canhão de ar comprimido - dispara pulsos de ar na água (para exploração sobre a água);
  • caminhão impactador - golpeia chapas pesadas no solo (para exploração sobre a terra);
  • explosivos - são enterrados no solo (para exploração sobre a terra) ou arremessados do barco (para exploração sobre a água) e detonados.
As ondas de choque se deslocam abaixo da superfície da Terra e são refletidas pelas diversas camadas rochosas. Os reflexos se deslocam em diferentes velocidades dependendo do tipo ou densidade das camadas de rocha que devem atravessar. Os reflexos das ondas de choque são detectados por microfones ou detectores de vibração sensíveis: hidrofonessobre a água ou sismômetros sobre a terra. As leituras são interpretadas por sismólogos quanto a indícios de armadilhas de petróleo e gás.
Apesar de os métodos modernos de exploração de petróleo serem melhores do que os anteriores, eles ainda podem ter uma taxa de sucesso de 10% para a localização de novos campos de petróleo. Assim que um impacto com perspectiva de petróleo é encontrado, a localização é marcada por coordenadas de GPS sobre a terra ou por bóias marcadoras sobre a água.
Fonte:  Craig Freudenrich, Ph.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil
Leia mais...

Implantação do Polo Naval de Jaconé pode começar este ano


Com a previsão de gerar 9 mil empregos diretos e indiretos na fase de construção, elevando esse número para até 12 mil após a entrada em operação, o projeto de implantação de um polo naval em Jaconé, distrito de Maricá (RJ), poderá começar a sair do papel até o fim deste ano.

“Estamos trabalhando para ter o licenciamento ainda no segundo semestre”, disse o prefeito de Maricá, Washington Quaquá. O projeto prevê investimento de R$ 5,4 bilhões e visa a preencher o déficit em logística, previsto com a exploração do petróleo na área do pré-sal, informou. “A área de Jaconé é propícia a isso”.

Amanhã (24), a construção do polo naval será discutida durante reunião entre o prefeito de Maricá e o governador do Rio, Sergio Cabral Filho. O projeto também é estratégico para o estado em termos de escoamento da produção nacional, ressaltou Washington Quaquá.

Segundo ele, o município vem perseguindo há três anos o projeto de transformar Jaconé em área industrial para servir ao pré-sal. O prefeito explicou que a cidade de Maricá e a região de Jaconé têm vocação turística, mas admitiu que “o turismo, sozinho, não sustenta a economia local. Esse porto é fundamental para dar uma base industrial à cidade, para gerar emprego, gerar recursos, para que o município possa investir na atividade do turismo”.

O governo fluminense apoia o projeto. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, ressaltou que a área tem vocação não só para escoar a produção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), localizado em Itaboraí, como para receber estaleiro para a manutenção de plataformas.

O Porto de Jaconé terá capacidade para receber 850 mil barris/dia de petróleo, o que corresponde a 40% da produção atual do país. A previsão é que a obra seja concluída em 2015, coincidindo com a inauguração do Comperj.

O projeto é desenvolvido pela DTA Engenharia, responsável pelo planejamento de mais de 30 portos no Brasil e no exterior, informou a secretaria. A empresa já está elaborando o pedido de licenciamento ambiental. Segundo o prefeito de Maricá, não existe nenhuma unidade de conservação ambiental naquela região. “Não vemos problemas e acreditamos que a licença não vai tardar a sair”, reforçou o secretário Julio Bueno.

Procurada pela "Agência Brasil", a organização não governamental internacional de defesa do meio ambiente Greenpeace alegou que não está “acompanhando de perto o caso do polo naval” e, por isso, não dispunha de  fonte para comentar o projeto.

Washington Quaquá avaliou que a principal vantagem do Porto de Jaconé é a proximidade. Ele ficará a 26 quilômetros do Comperj. A alternativa mais próxima, o Porto de Açu, situa-se a 250 quilômetros, acrescentou. Outro atrativo é a profundidade. “Ele vai ser o porto mais profundo do Brasil e um dos mais profundos da América Latina. Nós vamos ter de 20 metros a 30 metros de profundidade”. Isso permitirá  a atracação de navios de alta capacidade, com até 400 mil toneladas, disse o prefeito.

Ele considerou natural que em ano eleitoral ocorram manifestações políticas contrárias ao projeto. Revelou, porém, que pesquisa feita pela prefeitura apurou que 85% da população são favoráveis à construção do porto. “Há  uma ampla maioria da população de Maricá favorável ao empreendimento”.

Leia mais...

Amazonas tem a 3ª maior produção da Petrobras


Província de Urucu em Coari, coloca o Amazonas entre os maiores produtores de petróleo e gás do Brasil
O Amazonas fechou o ano de 2011 como terceiro maior produtor de petróleo e gás do país, ao contribuir para o recorde anual de produção alcançado pela Petrobras.
O Estado produziu uma média de 119.934 barris de óleo equivalente por dia (boed) no ano passado. A região representou 5,05% do total de 2.376.359 boed no período, que foi 1,6% maior que o total de 2010.
A província de Urucu (a 362 quilômetros da capital) é a principal região onde a Petrobras produz no Amazonas. Diferente das demais regiões onde há exploração de petróleo pela estatal no mar, no Amazonas, a exploração é feita exclusivamente em terra.
Quando avaliada apenas essa modalidade, a produção de petróleo foi a segunda maior do país (52.720 barris/dia), atrás apenas do Rio Grande do Norte, que produziu 53.728 barris/dia em terra. No balanço geral, o Estado ocupou o quarto lugar, atrás do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Norte.
Em compensação, a produção de gás natural foi a segunda maior do país, seguindo o Rio de Janeiro. A cada dia, uma média de 10.686 metros cúbicos do gás foi produzida no Estado. A produção carioca do gás chegou a 21.687 metros cúbicos. Com 56,3 milhões de metros cúbicos de gás produzidos por dia, volume aumentou em 6,2% em relação a 2010.
Produção nacional
Com a exploração no pré-sal, Rio de Janeiro e Espírito Santo ocupam primeiro e segundo lugares, respectivamente, em produção. Em 2011, foram produzidos mais de 1,61 milhão de barris equivalentes por dia no litoral carioca. Já no Espírito Santo, a produção diária ultrapassou 350 mil barris equivalentes.
Fonte: Em Tempo Online
Leia mais...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...