javascript:; F Petróleo Infonet: 01/02/12

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Petrobrás descobre nova acumulação de gás e petróleo leve no Espírito Santo


 2 de janeiro de 2012

A Petrobras comunica a descoberta de uma nova acumulação de petróleo leve e gás na concessão de Golfinho (4-BRSA-1001-ESS), na bacia do Espírito Santo.

A descoberta ocorreu durante a perfuração do poço 4-GLF-31-ESS, informalmente denominado Tambuatá. Localizado a 74 km da costa, o poço está situado a 7 km do FPSO Cidade de Vitória, na porção leste do Campo de Golfinho, em profundidade de água de 1.520 metros.
Análises preliminares indicam petróleo de excelente qualidade, condensado e gás. O poço continuará sendo perfurado até a profundidade de 6.100 metros com objetivo de testar formações mais profundas. Foram identificados reservatórios do período geológico Cretáceo, de idade Santoniano (entre 85,8 milhões e 83,5 milhões de anos), que já produzem no campo, em profundidade entre 4.530 e 4.670 metros e com boas condições para produção.
Esse empreendimento faz parte do Projeto Varredura, direcionado ao programa de antecipação da produção em novas descobertas próximas a sistemas de produção já implantados, o Planóleo.
Fonte: Petrobras

Leia mais...

Video - A história do Petróleo ( Dublado (Pt)) parte 1-5



Mais do que o ouro negro, o petróleo foi um marco e revolucionou a maneira com a qual a Humanidade se vê no mundo. A mais importante e não-renovável fonte de energia da atual era do desenvolvimento é tema de A História do Petróleo, especial do The History Channel. Os quatro episódios da série, explicam o status que esse líquido possui para a rotina e para a economia mundiais.
Nesse primeiro episódio intitulado (A era de ouro das grandes companhias) episódio que está dividido em cinco partes é abordado como a descoberta do uso da combustão do líquido foi aproveitada na Pensilvânia em 1859, e discute a importância dos fundadores dessa história os americanos John Rockefeller, que dirigia a Standard Oil Company, e Henry Ford, o pioneiro dos carros populares.



Leia mais...

Petróleo

                                                                                       
O petróleo (do latim petroleum, petrus, pedra e oleum, óleo, do Grego πετρ?λαιον (petrelaion) óleo da pedra, do grego antigo π?τρα (petra), pedra + ?λαιον (elaion) óleo de oliva, qualquer substância oleosa.), no sentido de óleo bruto, é uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho).



Leia mais...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...